Conheça os principais indicadores para gestão de frotas e como usá-los

Conheça os principais indicadores para gestão de frotas e entregas e veja como eles ajudam a otimizar o desempenho e a eficiência do setor.

25 de março de 2024

Está difícil acompanhar os custos e as despesas do setor de logística? Não consegue seguir o prazo da manutenção preventiva em cada veículo? Não sabe qual a produtividade de cada condutor? O prazo de entrega não é cumprido? Então, você precisa conhecer os principais indicadores para gestão de frota!

Isso porque eles são ferramentas ideais para administrar, monitorar e realizar melhorias na área de transporte de qualquer empresa. Conhecidos também como KPIs (Key Performance Indicators ou Indicadores-chave de Desempenho), esses dados também podem ser utilizados para criar estratégias e acompanhar seus resultados.

Por exemplo, com o cálculo desses KPIs, você acompanha diversas taxas, como as de manutenções dos veículos, multas recebidas, gastos com combustível, idade média da frota e consumo do pneu, entre muitas outras, podendo criar planos para reduzir custos e aumentar a produtividade.

Vamos descobrir quais são os indicadores mais usados no mercado, como usá-los e otimizar a gestão da sua frota? Continue a leitura até o final e aprenda!

 

Por que fazer o monitoramento de veículos da frota?

O monitoramento de veículos e de motoristas é fundamental para medir a eficiência da frota e das entregas realizadas pela empresa. Os indicadores mostram como está o progresso das estratégias usadas e permitem identificar problemas e gargalos com o objetivo de aplicar melhorias pontuais ou em todo o setor.

Além disso, os indicadores de monitoramento de frota contribuem para avaliar a situação atual do negócio em tempo real, possibilitando que você tome decisões assertivas e rápidas, sem esperar o fim do mês ou do semestre para calcular resultados e lidar com os desafios.

Podemos citar mais benefícios de acompanhar os indicadores para gestão de frotas, como:

  • reduzir custos e despesas;
  • elevar a produtividade da frota;
  • realizar manutenções preventivas;
  • melhorar a qualidade da entrega;
  • respeitar os prazos determinados;
  • avaliar o desempenho de um colaborador, gestor ou de toda a equipe;
  • orientar a definição de metas e monitorar a evolução em relação aos objetivos traçados.

 

Quais os principais indicadores para gestão de frotas?

Existem diversos indicadores para gerenciar a frota, porém, alguns deles são mais usados no mercado por apresentar resultados que são indispensáveis para análise de performance e gestão eficientes. São eles: multas recebidas, manutenção preventiva, consumo de combustível, idade média da frota, consumo de pneus, custo da quilometragem rodada e afins.

Confira, em detalhes, os principais KPIs para controlar o desempenho dos veículos e condutores da sua empresa!

 

Multas recebidas

A quantidade de multas recebidas é um dos indicadores mais importantes na gestão de custos de frotas. Com essa análise, você consegue identificar quais motoristas estão recebendo mais penalidades e quais são os tipos delas, como avanço de sinal, excesso de velocidade, ultrapassagens perigosas e uso de cinto de segurança.

A partir dessa avaliação, é possível pensar em treinamentos que melhorem a condução dos motoristas, reduzindo os prejuízos financeiros da empresa e elevando a segurança da equipe ao volante.

 

Manutenção preventiva

Outro KPI de gestão de frotas é o de manutenção do veículo. A ideia é acompanhar as condições de peças, como pneus e freios, e identificar o melhor momento para realizar uma manutenção preventiva.

Um bom sistema de gestão de frotas contribui para o acompanhamento desse indicador, porque coleta os dados sobre as últimas manutenções realizadas e projeta datas para as próximas. Aliás, alguns softwares usam a telemetria para identificar possíveis problemas e necessidades de correções.

O resultado dessa análise é a redução de manutenções corretivas, aquelas feitas quando há quebra de peças. Afinal, elas representam perda de dinheiro por deixar o veículo parado para conserto.

E há diversos motivos para você avaliar os custos de manutenção da sua empresa:

  • identificar melhorias e corte de despesas;
  • melhorar o desempenho dos veículos na estrada;
  • medir a eficiência da frota e verificar se é preciso renová-la.
  • Leia também: 5 sinais que indicam que é hora de comprar um caminhão novo
  • Consumo de combustível

 

É praticamente impossível falar sobre controle de custos de frotas e não citar o indicador de consumo de combustível por veículo.

Nesse contexto, ressaltamos que o devido acompanhamento dessas despesas é indispensável para reduzir gastos. Até porque o combustível representa um dos maiores custos do transporte de carga.

A partir da análise desse indicador, você percebe quais veículos e rotas possuem um maior gasto de combustível, avaliando as possíveis causas, como más condições de estradas, modo de dirigir inadequado, falta de manutenção etc.

Esse indicador inclui diversas avaliações:

  • quantidade de combustível por quilômetro rodado;
  • tipo de abastecimento;
  • locais de abastecimento;
  • índice de eficiência do combustível.

 

Outro KPI que pode ser calculado é o consumo médio dos veículos da frota, que possibilita identificar se precisam de manutenção ou se os motoristas devem receber treinamentos para evitar alta velocidade e freadas bruscas que aumentam o uso de combustível.

 

Idade média de frota

Um dos principais indicadores para gestão de frotas é o da idade média dos veículos. Isso impacta diretamente o desempenho do setor e as despesas do negócio com a ineficiência de consumo de combustível, as manutenções frequentes e o tempo de inatividade, entre outras situações.

Portanto, acompanhar esse KPI é essencial para projetar quando a frota deve ser renovada a fim de manter a produtividade e a economia de gastos.

Se você deseja entender como investir a médio e longo prazo para renovar a frota no momento certo, sem precisar desembolsar o valor todo de uma única vez, conheça todas as possibilidades do consórcio de caminhões!

 

Consumo dos pneus

Outra grande dor de cabeça que existe na gestão de custos de frotas é o gasto excessivo com trocas de pneus, principalmente quando falamos sobre caminhão. Para evitar despesas imprevistas, a chave é monitorar o consumo de pneus.

Seu cálculo ajuda a:

  • identificar necessidade de manutenções;
  • redefinir as rotas utilizadas para evitar condições adversas;
  • verificar se o tipo de carga é realmente adequado para o veículo.
  • É claro que o objetivo é elevar a produtividade, reduzir os custos e aumentar a eficiência da frota.
  • Continue aprendendo: Entenda o que é o rodízio de pneus e como ele ajuda a melhorar a vida útil da frota
  • Custo da quilometragem rodada

 

Um dos principais KPIs para gestão de frotas é o custo da quilometragem rodada, pois, a partir dessa análise, você identifica a necessidade de manutenção, como troca de peças e pneus.

Uma dica é calcular o custo de quilometragem total e por veículo a fim de verificar todas as despesas fixas e variáveis. Ao encontrar o valor desses custos, divida-os pelo número de quilômetros rodados pelo veículo.

A fórmula fica assim: (custos fixos + variáveis) / Km rodado.

 

Bônus:

outros indicadores para gestão de frotas

  • Quantidade de horas de uso dos veículos
  • Número de paradas
  • Quantidade de acidentes
  • Custo total da frota
  • Custo médio por veículo
  • Custo médio por hora de uso
  • Taxa de disponibilidade da frota

 

Quais são os indicadores de entregas?

Saiba que a gestão de frotas deve também monitorar periodicamente os indicadores de entregas ou retiradas para avaliar a performance da equipe. Veja quais são os principais e suas particularidades.

On Time Delivery: mensura o percentual de pedidos entregues dentro do prazo combinado com o cliente. Ao identificar quais pedidos tiveram atraso, pode-se encontrar as causas e realizar medidas corretivas nas operações. Sua fórmula é: nº de entregas no prazo / nº total de entregas realizadas no período X 100.

On Time in Full: identifica a quantidade de pedidos que foram entregues dentro do prazo e seguiram todas as especificações, sem erros de produtos ou mercadorias danificadas.

Tempo médio por entrega: o cálculo é feito com o tempo total de entrega dividido pelo número de entregas em determinado período. O objetivo é entender o desempenho das operações e se as rotas escolhidas realmente são as melhores.

Custo médio por entrega: para saber quanto custa cada entrega feita, considere a distância, o tipo de entrega e o veículo. Com isso, percebe-se o que pode ser mudado para reduzir gastos e otimizar as rotas.

 

Como otimizar a gestão de custos de frotas?

A otimização da frota deve ser feita com o monitoramento de KPIs de desempenho para identificar problemas com antecedência, sem afetar a produtividade. É válido ressaltar que essas métricas são a base para a criação de qualquer tipo de estratégia, desde a financeira até a comercial.

A partir dos principais indicadores para gestão de frotas, é possível prever custos e receitas, projetar investimentos e planejar a renovação dos veículos.

Entenda como o consórcio pode se tornar um aliado à gestão da sua frota!

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